Para uma casa confortável e aconchegante durante todos os períodos do ano, vale a pena investir em bons acessórios e equipamentos, como o aquecedor de água. Dentre as opções disponíveis, destaca-se, principalmente no inverno, o aquecedor de água elétrico.
Ele é uma excelente escolha para quem busca facilidade na instalação e manutenção, como também, versatilidade para diversas situações. Continue lendo para saber mais sobre esse equipamento muito útil!
Como funciona o aquecedor de água elétrico?
Com funcionamento semelhante ao de um chuveiro elétrico, o aquecedor se difere pela capacidade de atender mais pontos de consumo. A resistência elétrica na sua composição permite que ele esquente quando ligado à tomada, ou seja, a eletricidade faz com que a água se aqueça ao passar pela resistência.
Existem dois modelos de aquecedor elétrico: de passagem e de acumulação. O primeiro deles é o mais comum, sendo instalado em chuveiros e torneiras sem necessidade de tubulação com água quente, isto é, mais praticidade na instalação e custo benefício na compra.
Já o aquecedor elétrico de acumulação tem uma capacidade maior e consegue oferecer água quente em mais de um ponto. Além disso, ele aquece a água de maneira rápida e eficiente, com bom controle de volume e temperatura.
Você pode encontrar essa versão em diversos formatos, verticais e horizontais, o que possibilita maior versatilidade para instalar de acordo com o seu espaço, seja uma casa ou apartamento.
Cuidados na escolha
A partir de uma gama de modelos e opções, você precisa conhecer alguns cuidados que podem facilitar na hora de comprar e fazer a escolha ideal.
É justamente por conta dessa diversidade de tamanhos e potências, que o aquecedor elétrico se destaca para diferentes situações. Os tamanhos menores são ótimos para chuveiros e pias, podendo ser colocado nos locais mais estreitos de modo simples e facilitado.
Já os maiores, são perfeitos para resolverem o aquecimento de uma casa inteira, também, com facilidade de instalação, eles são aliados completos, permitindo ajuste de temperatura durante o dia a dia.
Vale lembrar, que antes de comprar o seu aquecedor elétrico, é preciso verificar a voltagem do mesmo, sendo necessário que ela se adeque a rede elétrica de onde ele será instalado. Com passos simples, podendo utilizar uma tomada externa ou embutida, você pode ter muito mais conforto nos dias frios e evitar que tarefas comuns se tornem um incômodo a mais.
Gostou do artigo? Já sabe qual aquecedor elétrico sua casa precisa? Para outras dicas e conteúdos como esse, acompanhe nosso blog!