A cozinha é um ambiente que sempre recebe soluções para otimizar e aumentar a praticidade de quem está comandando as panelas. Pensando nisso, o mercado expande cada vez mais a gama de eletrodomésticos e novas tecnologias são agregadas para melhorar o preparo dos alimentos, como é o caso do forno elétrico.
Contudo, com tantas opções que podem ajudar na hora de assar suas receitas preferidas, fica difícil entender qual a mais interessante para você. Para sanar as dúvidas, continue lendo e conheça os prós e contras de cada tipo de forno:
Tipos de fornos
Além da variação de funcionamento, também existem diferentes modelos de fornos: portáteis, de embutir, e o mais comum, forno com fogão. Os portáteis, em sua grande maioria são elétricos, mas acabam por ocupar um bom espaço na bancada ou nos armários e não se integram totalmente com o mobiliário, deixando um visual pouco agradável. Os fornos de embutir, por outro lado, são perfeitos para cozinhas planejadas, já que agregam-se com os móveis e podem até formar lindas torres quentes, combinando com todo o espaço, sem parecer deselegante.
Forno Elétrico
Agora que você sabe os diferentes formatos, vamos ver de que maneira cada um deles funciona!
O forno elétrico, como o próprio nome deixa claro, funciona a base de energia elétrica, sendo ótimo para garantir a segurança e evitar acidentes com vazamento de gás. Além disso, conta com outras vantagens para os amantes da cozinha:
- Maiores possibilidades de instalação, pois não necessita de saída para gás;
- Possui maior controle de temperatura durante o preparo de alimentos e mais precisão do tempo de assamento;
- Mais facilidade na limpeza e manutenção;
- Mantém o calor por mais tempo, mesmo desligado, sendo um ótimo aliado para servir refeições na temperatura ideal.
A maior desvantagem do forno elétrico é que ele acaba consumindo mais energia do que o comum, apesar disso, ainda vale a pena adquirir essa opção e contar com todos os outros benefícios.
Forno à gás
Com preço mais acessível, o forno convencional, ou seja, com funcionamento à gás, concentra suas vantagens no pouco gasto de energia, no aquecimento mais rápido, e na variedade de opções do mercado, também costumam ter mais capacidade, possibilitando receitas em maiores quantidades.
Contudo, o forno à gás não oferece precisão de temperatura, podendo atrapalhar no preparo de pratos mais complexos e delicados.
Afinal, qual escolher?
A escolha ideal precisa levar em consideração diversos aspectos da forma e do funcionamento dos fornos, como também, da rotina e do estilo da cozinha. Se você busca uma cozinha bastante otimizada e funcional, com eletrodomésticos que harmonizem com as texturas dos mobiliários, sejam discretos e se comportem nos espaços delimitados, o forno elétrico tende a ser uma escolha excelente, unindo design, compatibilidade, praticidade e precisão.
Para compor com mais assertividade todas as peças, também vale a pena conhecer os tipos de fogão e cooktop, evitando assim, erros na hora de comprar os itens e deixar a sua cozinha perfeita!
Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.